Africa Basquetebol

17 junho 2010

ANGOLA : Lutonda renova vinculo com D´Agosto

O base Miguel Timóteo Pontes Lutonda, várias vezes considerado MVP (Jogador Mais Valioso) do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, vai renovar nos próximos dias o seu vínculo contratual por mais duas épocas com a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto).

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o melhor marcador dos lançamentos à longa distância do recém terminado Campeonato Nacional da "bola ao cesto" afirmou o interesse das duas partes em manter o casamento que já dura há treze anos."Eu quero jogar por mais duas épocas porque ainda sinto que estou em condições de poder dar o meu contributo à modalidade.Já manifestei esta minha pretensão à direcção e eles estão receptíveis e acredito que dentro de pouco tempo vou renovar o meu contrato", assegurou o camisola 14 da equipa militar.

General, como é conhecido nas lides da "bola ao cesto", atleta que completa 39 anos de idade a 24 de Dezembro do ano em curso, disse por outro lado, que mudar de ares numa altura em que se prepara para finalizar a sua carreira, seria manchar a brio que construiu com tanta abnegação.

"Atendendo a minha idade por um lado, por outro lado, face naturalmente aos anos de serviço que tenho com a formação do 1º de Agosto, com quem conquistei nada mais, nada menos, que nove títulos nacionais, cinco Campeonato Africanos de Clubes para além de várias Taças de Angola e Supertaças, deixar o este clube seria de facto apagar a minha história a nível do basquetebol.Por isso, vou me manter de Rubro e Negro ao peito até ao fim da minha carreira", asseverou Miguel Timóteo Pontes Lutonda.

Questionado sobre o que se tem dito nos bastidores em relação ao seu possível regresso à Selecção Nacional que de 28 de Agosto e 12 de Setembro do ano em curso vai competir no Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, o capitão da formação militar preferiu não comentar tais informações, afirmando que só falava do seu clube."..prefiro falar do meu futuro no 1º de Agosto".

Indagado sobre a possível ausência do base Armando Costa no mundial da Turquia, face a lesão que contraiu no joelho direito bem no final da época,Lutonda disse que "caso se confirme a ausência do jovem atleta será uma baixa de vulto mais, ainda assim, considera que existem no mercado nacional atletas com talento para assumirem a posição um do combinado nacional que na Turquia vai competir no Grupo A juntamente com as selecções da Argentina, Sérvia, com quem se estreia a 28 de Agosto, Austrália, Alemanha e a Jordânia de Mário Palma, ex-seleccionador nacional.

Direcção militar mantém
esqueleto da equipa

Tal com tem acontecido nos últimos três anos,a direcção do 1º de Agosto vai manter o esqueleto base da sua principal equipa de modos a garantir futuras conquistas quer a nível doméstico, quer além fronteiras, de acordo com um fonte ligado ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

"Ninguém vai sair.Nós temos estado a construir uma equipa que seja capaz de manter o domínio do basquetebol em Angola e para além das nossas fronteiras"!, disse a nossa fonte.A fonte que vimos citando assegurou igualmente a continuidade do português Luís Magalhães que já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Angola, três Supertaças e duas Liga dos Clubes Campeões de África.